A professora María Cristina Márquez, do Departamento de Embriologia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), uniu-se às advertências dos peritos de que a pílula do dia seguinte (PDS), possui um efeito abortivo; devido ao qual a sua distribuição foi autorizada.

Em um artigo publicado no Jornal El Grafico, a perita se referiu à sentença da Suprema Corte de Justiça da Nação a favor do uso da PDS "apesar de que seja abortiva, já que de acordo ao ciclo reprodutivo em que se encontre a mulher ao momento da relação sexual pode evitar que o embrião se implante no ventre materno".

Entretanto, ela também advertiu que um uso indiscriminado desta pílula traz conseqüências para a saúde das mulheres, pois uma só PDS equivale "a 30 pílulas anticoncepcionais e se for consumida sem consulta ou prescrição médica seus efeitos podem ser irreversíveis, inclusive gerar esterilidade permanente" ou a morte da mulher.

María Cristina Márquez disse que "devemos ser muito responsáveis na hora de recomendar um determinado medicamento como a pílula do dia seguinte, já que a vida das crianças por nascer e as mulheres de nosso país não podem ser arriscadas".