Em um comunicado dado a conhecer hoje pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, enviado aos budistas de todo o mundo com ocasião de sua principal festa, Vesakh, este dicastério recorda que "a tutela do ambiente está intimamente ligada ao tema do desenvolvimento integral da pessoa humana".

No texto intitulado "Cristãos e budistas honram a vida humana como base do respeito por todos os seres humanos", o Pontifício Conselho recorda a importância de refletir em torno do tema da defesa do meio ambiente e explica que este tema "não está comprometido somente na defesa do destino universal dos dons da terra, da água e do ar, mas alenta a outros a unirem seus esforços para proteger a humanidade da autodestruição".

"Nossa responsabilidade de proteger a natureza surge, efetivamente, do nosso respeito recíproco e procede da lei escrita no coração de cada homem e cada mulher", precisa.

"Cristãos e Budistas nutrem um profundo respeito pela vida humana. É por isso crucial para nós encorajar os esforços destinados a criar um sentido de responsabilidade ecológica, reafirmando as nossas convicções compartilhadas acerca da inviolabilidade da vida humana em todos os estágios e condições, a dignidade da pessoa e a missão singular da família, na qual se aprende a amar o próximo e a respeitar a natureza", afirma o comunicado.

Depois de animar a promover juntos uma "relação adequada entre os seres humanos e o ambiente", o comunicado conclui indicando que "aumentando nossos esforços para a criação de uma consciência ecológica de cara a uma coexistência serena e pacífica, podemos dar testemunho de um estilo de vida respeitoso cujo sentido não é ter mais mas ser mais. Compartilhando as perspectivas e os compromissos de nossas respectivas tradições religiosas podemos contribuir ao bem-estar do mundo", conclui a nota assinada pelo Cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Pontifício Conselho.

Neste ano, a festa será celebrada na sexta-feira, 21, na Coréia e Taiwan, e no dia 28 na Tailândia, Sri Lanka, Camboja, Birmânia, Malásia, Laos, Nepal e Vietnam. No Japão, a comemoração aconteceu no passado 8 de março.