A menina grávida de 17 semanas de gestação, na localidade de Chetumal, estado de Quintana Roo, no México, que está prestes a cumprir 11 anos, sabe "que em seu ventre cresce uma vida" a qual distintos grupos feministas pretendem aniquilar através do aborto para impulsionar sua agenda ideológica.

O dramático caso desta pequenina é manipulado por distintos setores abortistas que procuram a qualquer preço praticar nela um aborto, no mencionado estado mexicano que blindou constitucionalmente a vida desde a concepção até a morte natural.

Ela segue recebendo os cuidados de saúde que necessita e realizou alguns testes psicológicos. Estes últimos estudos, explica Lizbeth Gamboa Song, diretora do Sistema Nacional para o Desenvolvimento Integral da Família (DIF) estatal, permitiram entender que a pequena "sabe por onde vai nascer o bebê. É uma pessoa que sabe muito bem o que a espera".

O Dr. Juan Carlos Navarrete Jaimes, da Clínica Mérida S.A realizou uma ultra-sonografia e outros exames. A respeito destes exames Gamboa assinala que o médico "emitiu-nos um documento por escrito, o qual está integrado ao expediente da menor, onde ele considera que o estado de saúde da menina e do bebê são bons, e nos emite certos cuidados pré-natais que deveremos tomar em consideração como instituição, obviamente para protegê-la e ampará-la para continuar cumprindo com o que nos corresponde".

Lizbeth Gamboa explica ademais que "a psicóloga por escrito nos referiu que ela é muito consciente da situação física que atravessa, é muito consciente do que acontece com seu corpo".

A menina, assegura Gamboa, "é muito consciente que em seu ventre cresce uma vida, é muito consciente dos cuidados tem deve ter, é uma pessoa que sabe muito bem o que a espera. Entretanto, não conhece as com profundidade as conseqüências do que vai significar crescer ou cuidar de uma criança no futuro" devido à sua curta idade.

A diretora do DIF afirma que a pequena "sabe muito bem sobre a parte prévia a uma gravidez, sabe que vai crescer o seu ventre, sabe que em algum momento vai romper-se a bolsa, sabe por onde vai nascer o bebê, etc".