Um grupo de peritos conformado por três italianos e um inglês publicaram um estudo na revista da Sociedade Italiana de Estatística (SIS) no qual precisam que os estudos realizados em 1988 aplicando o Carbono 14 ao Santo Sudário de Turim e que assinalavam que este manto corresponde ao século XIII ou XIV, não são confiáveis, devem ser revisados e não podem ser considerados como "conclusivos".

Marco Riani, da Universidade de Parma; Giulio Fanti, da Universidade de Udine; Fabio Crosilla, da Universidade de Udine; e Anthony Atkinson, da London School of Economics, escreveram um extenso artigo na revista da SIS no último 31 de março no qual deram a conhecer várias inconsistências do estudo realizado em 1988 por Damon e outros, publicado na revista Nature há mais de 20 anos.

O estudo dos quatro peritos europeus explica que os dados do estudo de 1988, obtidos a partir de 12 provas com o Santo Sudário, muito provavelmente são incorretos ao constatar a presença de elementos poluentes que teriam alterado a correta datação da Síndone.

Sem aventurar-se a precisar a fonte exata da contaminação, os peritos propõem que poderia ser uma tendência nos números que mostra uma variação "não desprezível".

Todas as amostras de 1988 foram tiradas de uma única seção do manto que media menos de um centímetro.

Os cientistas explicam ademais que se as "inconsistências sistemáticas presentes nas estatísticas se aplicassem aos quatro metros do Santo Sudário, os resultados da datação poderiam variar até em 20 mil anos".

Também explicam que segundo Willard Libby, que realizou a prova do Carbono 14 com alguns colegas na Universidade de Chicago em 1949, esta técnica não pode dar um resultado confiável com materiais orgânicos que foram afetados por fatores ambientais que poderiam ter influenciado a datação.

No caso do Santo Sudário, esta foi exposta a uma grande dose de calor durante um incêndio em 1532 e a outros aspectos em exibições prévias ao ar livre.

Atualmente o Manto do Turim é exposto na Catedral desta cidade italiana até em 23 de maio. O Papa Bento XVI chegará em 2 de maio para presidir uma Solene Eucaristia na Praça de São Carlos.