O jornal espanhol La Razón assinala que os testemunhos de uma pessoa que teria sido curada de paralisia nos Estados Unidos, e a possível cura de uma hérnia de disco do ex-barbeiro do então Cardeal Karol Wojtyla, na Itália; aproximariam João Paulo II da sua beatificação.

O mencionado jornal se referiu aos casos do Joe Amaral (Estados Unidos) e do Gianni Vecchio (Itália), ambos entrevistados pela imprensa de seus países. O primeiro sofria de paralisia durante 30 anos e o segundo tinha sido diagnosticado de hérnia de disco.

A história de Amaral foi recolhida na quarta-feira passada pela cadeia americana ABC News. Em seu testemunho, o ex-paralítico disse: "Olhei a imagem de João Paulo II e, simplesmente, pus-me de pé".

Amaral era paroquiano da paróquia de Santo Antônio da Pádua, em New Bedford, e sofria uma paralisia desde sua juventude. Um sábado de 2008, Joe foi confessar se com o Pe. Roger Landry.

"No domingo pela manhã despertei e me sentia diferente", recordou Amaral. Embora fisicamente se encontrasse igual, "estava cheio de uma grande paz". "Senti que, nesse momento, precisava rezar a João Paulo II". Ao término da oração, ligou a televisão e apareceu um documentário sobre o agora Servo de Deus.

De acordo ao relato, apenas por ver o falecido Pontífice, seus 30 anos de paralisia ficaram para a lembrança. Amaral recordou que foi visitar seu médico e, ficando diante dele, "entreguei-lhe minhas muletas. Durante cinco minutos permaneceu mudo". O médico, que conhecia perfeitamente seu histórico, murmurou: "Não há nenhuma razão médica para explicá-lo".

Por sua parte, o Pe. Landry disse à ABC News que "recordo vê-lo com freqüência com suas muletas, tentando subir as escadas de granito da igreja". "Comovia-me ao ver a grande fé que possuía", adicionou.

Por outro lado, a história do Gianni Vecchio foi recolhida pelos meios italianos, a quem relatou que nos 70’s, o então Cardeal Karol Wojtyla era um de seus assíduos clientes em sua barbearia, localizada perto do Vaticano.

Gianni Vecchio se declarava comunista confesso, ao que o Cardeal respondia: "Não há problema, não se preocupe. Nota-se que é uma pessoa boa". "Quando entrava na barbearia, sempre dizia: ‘Como está meu comunista?’. Em outras ocasiões falávamos de minha família, de minhas filhas", recordou Vecchio.

Há uns meses Vecchio foi diagnosticado com uma hérnia de disco. "Quando entrei no hospital vi uma foto de João Paulo II e da Madre Teresa. Durante meses tinha sofrido dores muito fortes. Quando me deram os resultados, compararam duas ressonâncias e a hérnia tinha desaparecido", explicou ao Rome Reports