Ao chegar hoje à capital do Chile para uma visita oficial, o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, reiterou em forma cortante que nem ele nem o Papa Bento XVI encobriram abuso sexual algum, como pretende "demonstrar" a campanha difamatória de alguns meios contra o Santo Padre e a Igreja.

O Cardeal vaticano, ao ser perguntado sobre o suposto "encobrimento" o desmentiu energicamente: "não é verdade. Ao contrário, não falamos desse tema, senão que estamos nesse tema todo o dia. Quero ratificar com precisão a ação de mim mesmo como de sua eminência Cardeal Ratzinger como prefeito da Congregação da Doutrina da Fé".

O Cardeal também indicou que "o Santo Padre deseja estender a todos os chilenos sua solidariedade, ao mesmo tempo em que pede a Deus pelos falecidos, feridos e todos os que padeceram os terríveis danos" do terremoto do último 27 de fevereiro.

O Cardeal foi recebido pelo Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, o Presidente da Conferência Episcopal Chilena, D. Alejandro Goic e o Bispo Militar, D. Juan Barros.

Diversos meios de comunicação nos últimos dias, com o New York Times, difamaram o Papa Bento XVI e o Cardeal Bertone, apresentando-os como encobridores do lamentável caso Murphy, um sacerdote que abusou de meninos surdos. A respeito, a Sala de Imprensa da Santa Sede difundiu um comunicado esclarecedor que explica que nenhum deles encobriu ou procurou encobrir esses graves fatos.

Para ler a nota explicativa da Santa Sé ingresse em: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=18546