O advogado José Bonilla Sada, diretor do escritório Bonilla & Sada Advogados, que representava os supostos filhos do Pe. Marcial Maciel, fundador da Legião de Cristo, anunciou que rompeu relações com seus clientes por parecer inaceitável que os jovens tenham pedido 26 milhões de dólares à congregação em troca de guardar silêncio.

Em um comunicado o advogado indicou que deixou a representação legal dos supostos filhos do Pe. Maciel em sua demanda contra essa congregação. Bonilla explicou que, embora esteja de acordo em que os supostos filhos do sacerdote exijam uma indenização por parte dos legionários de Cristo, " o que nós não estamos de acordo é que os jovens tenham pedido dinheiro em troca de seu silêncio. Isso é inaceitável".

Um dia depois destas acusações contra o fundador dos legionários, a congregação fez pública uma carta que o sacerdote Carlos Skertchly escreveu a José Raúl González no dia 12 de janeiro na que revela que este último pedia até 26 milhões de dólares de compensação para manter-se em silencio sobre os referidos fatos.

Bonilla disse também que "insinuou-se que eu estaria detrás desse dinheiro, o qual é falso, e por isso é melhor esclarecê-lo agora e me separar de qualquer vínculo com a mencionada família".

O advogado também advertiu que "nós percebemos que as declarações públicas", feitas por Blanca Estela Lara Gutiérrez, com quem o Pe. Maciel teria vivido três décadas e seus supostos filhos Omar, José Raúl e Cristian González Lara, "são uma versão distinta em alguns pontos substanciais que diferem do que originalmente eles nos narraram".