Ao finalizar os exercícios espirituais nos que participou junto aos cardeais da Cúria Vaticana, o Papa Bento XVI ressaltou a necessidade de escutar a Deus no "nós" da Igreja, "na comunhão dos Santos", seguindo o exemplo da Virgem Maria que ouviu o chamado de Deus dessa forma e foi dócil ao plano que o Senhor tinha para ela.

Em suas palavras na Capela Redemptoris Mater ao finalizar os exercícios espirituais esta manhã, pregados pelo sacerdote salesiano Enrico dal Covolo, sobre o tema "Lições de Deus e da Igreja sobre a vocação sacerdotal", o Santo Padre ressaltou que este presbítero escolheu como ponto de chegada "a oração de Salomão para ter um ‘coração que escuta’".

Bento XVI indicou logo, a partir desta afirmação, que "o homem não é perfeito em si, o homem necessita da relação, é um ser em relação" e por isso "precisa escutar, escutar ao outro, especialmente ao Outro com maiúscula, a Deus. Solo assim se conhece si mesmo, solo sim chega a ser ele mesmo".

"Desde meu lugar (na capela) sempre vi à Mãe do Redentor, a Sedes Sapientiae, o trono vivente da sabedoria, com a Sabedoria encarnada no ventre. E como vimos, São Lucas apresenta Maria como mulher de coração em escuta, que está imersa na Palavra de Deus, a medita, a recebe e a conserva, a custodia em seu coração".

Bento XVI ressaltou logo que "os padres da Igreja dizem que no momento da concepção do Verbo eterno no ventre da Virgem o Espírito Santo entrou em Maria através do ouvido. Na escuta concebeu a Palavra eterna, deu sua carne a esta Palavra. E assim nos diz o que significa ter um coração em escuta. Maria está aqui circundada pelos pais e mães da Igreja, pela comunhão dos Santos. E assim vemos e entendemos nestes dias (de retiro) que no eu isolado não podemos escutar realmente a Palavra: só no “nós” da Igreja, no “nós” da comunhão dos Santos".

Seguidamente destacou que o Pe. dal Covolo "deu voz a cinco figuras exemplares do sacerdócio, começando por Ignácio de Antioquia até o querido e venerável Papa João Paulo II. Assim percebemos realmente o que quer dizer ser sacerdotes, ser sempre cada vez mais sacerdotes".

Finalmente o Papa Bento assinalou que o sacerdote salesiano "sublinhou que a consagração se orienta à missão, está destinada a converter-se em missão. Nestes dias aprofundamos com a ajuda de Deus em nossa consagração. Assim, com nova coragem, queremos agora enfrentar nossa missão. Que o Senhor nos ajude. Obrigado por sua ajuda, Padre Enrico".