Em sua mensagem pela Campanha da Fraternidade 2010 impulsionada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o Papa Bento XVI recordou aos fiéis brasileiros que o único bem que sacia plenamente o coração do homem é Deus e não o dinheiro.

No texto enviado ao presidente da CNBB, Dom. Geraldo Lyrio Rocha, o Papa explicou primeiro que a misericórdia de Deus é infinita e é necessário testemunhar a reconciliação trazida por Cristo a todos os homens, como fez o Santo Cura D’Ars.

Seguidamente o Papa alentou a todos os católicos no Brasil a "unir seus esforços para reconciliar as pessoas com Deus, ajudando-lhes a libertar-se da escravidão do dinheiro. É que, como lembra a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 – citando palavras de Jesus –, «vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro»".

"Alegrando-me com tal propósito de conversão, recordo que a escravidão ao dinheiro e a injustiça «tem origem no coração do homem, onde se encontram os germes de uma misteriosa convivência com o mal». Por isso, encorajo-vos a perseverar no testemunho do amor de Deus, do Filho de Deus que fez-Se homem, do homem agraciado com a vida de Deus, do único Bem que pode saciar o coração da gente, pois, «mais do que de pão, [o homem] de fato precisa de Deus”.

Com este importante anúncio, continuou o Papa, "Conseguireis assim, fazer frente ao «deserto interior» de que falei ao início do meu ministério petrino, convidando a Igreja, no seu conjunto, a «pôr-se a caminho, para conduzir as pessoas fora do deserto, para lugares da vida, da amizade com o Filho de Deus, para Aquele que dá a vida, a vida em plenitude. Nós existimos para mostrar Deus aos homens. E só onde se vê Deus, começa verdadeiramente a vida»".

Depois de recordar que «a boca fala daquilo que o coração está cheio», Bento XVI recordou à reconciliação com o Senhor  «de modo que as vossas palavras sirvam sobretudo para falar de Deus e a Deus».

Finalmente o Papa saudou todos os irmãos do Brasil confiando-os a todos a "Jesus Cristo, único Salvador de todos!”.