A cada ano, aumenta o número de pessoas que optam por retiros espirituais oferecidos durante o carnaval. Este ano, a comunidade católica Canção Nova, sediada no Vale do Paraíba (SP), espera receber 60 mil pessoas, entre 12 e 16 de fevereiro, para seu tradicional acampamento de Carnaval. São 20 mil a mais do que no ano passado.

Para se ter uma ideia do que este número representa, 30 mil pessoas é a capacidade máxima do Anhembi, em São Paulo, para assistir aos desfiles de escola de samba, mas no ano passado, quando atingiu sua meta histórica,  22 mil compareceram ao sambódromo.

O que motiva milhares de pessoas a abrir mão da folia do rei mitológico Momo, na opinião do padre Sóstenes Vieira, da comunidade católica Canção Nova, é a necessidade de o homem se sinta "ligado a algo mais sublime que dê um sentido maior à sua vida".

O acampamento da Canção Nova vem a cada ano recebendo cada vez mais pessoas, mas dessa vez, em sua 14ª edição, o crescimento deve ser ainda mais expressivo, pois deve contar com a participação de parte do público que freqüentava São Luiz do Paraitinga, cidade vizinha famosa por seu carnaval de rua, assolada pelas enchentes provocadas pelas chuvas dos meses de dezembro e janeiro.

Com o tema “Alegrai-vos sempre no Senhor”, retirado da Carta de São Paulo aos Filipenses (Fl 4,4), a programação reune conteudo religioso como pregações, orações, testemunhos, adoração ao Santíssimo Sacramento, atividades festivas como o Carnaval Kids para crianças e um Luau para os jovens. O ponto alto da animação ficará a cargo dos 10 shows e bandas consagradas no meio católico.