No último fim de semana, a equipe das Cáritas, provenientes de várias partes do mundo, iniciou os trabalhos de planejamento junto à Cáritas Haiti em Porto Príncipe. O objetivo foi conhecer a estrutura que a Cáritas haitiana ainda tinha para implementar a “chamada imediata de emergência” de maneira que assegure a ajuda humanitária de forma qualitativa.  Só no Brasil, através da Cáritas Brasileira, já foram arrecadados R$ 1.331.717,00. Deste total, R$ 500 mil já foram enviados na última semana ao país caribenho devastado pelo terremoto.

Através do seu portal web a Cáritas Brasileira informa que “técnicos em saúde, logística, distribuição, saneamento e água estão sendo solicitados às Cáritas de todo o mundo para compor a equipe no Haiti”.
Contadores também estão na lista de profissionais requisitados em Haiti para que “se possa assegurar, desde o princípio, a responsabilidade e a transparência financeira com as doações enviadas”.

As necessidades urgentes, segundo Hector Hanashiro, coordenador de emergências da Cáritas para a América Latina e o Caribe, continuam sendo “alimentação, saúde, água potável, saneamento e abrigos.
Há ainda problemas com grupos importantes de mulheres grávidas, crianças órfãs, famílias com algum desaparecido ou ferido que foi enviado a outras localidades, incluindo hospitais na República Dominicana”. “Dada a quebra da economia haitiana, é imperativo gerar imediatamente formas de trabalho temporário e, em longo prazo, emprego sustentável”, alertou.

Em carta divulgada, o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e o presidente da Cáritas Brasileira, Dom Demétrio Valentim, realizaram um chamado a todas as comunidades eclesiais, paróquias e dioceses a promoverem orações e coletas em dinheiro para as vítimas do desastre.

As doações em dinheiro podem ser feitas nas seguintes contas bancárias:
 - Banco do Brasil - Agência: 3475-4; Conta Corrente: 23.969-0;
 - Caixa Econômica Federal - OP: 003; Agência:1041; Conta Corrente:1132-1;
 - Banco Bradesco - Agência: 0606 ; Conta Corrente: 70.000-2.

O CNPJ da Cáritas Brasileira é: 33.654.419/0001-16

Os recursos serão destinados às ações de socorro imediato, reconstrução e recuperação das condições de vida do povo haitiano.  A previsão da Cáritas Internationalis é que, em dois meses, 200 mil pessoas tenham sido ajudadas no Haiti com as doações recolhidas.