Este meio-dia ao introduzir a oração Mariana do Ângelus o Papa encomendou à Virgem Maria o diálogo com os judeus e a unidade dos cristãos, no marco de sua recente visita à Sinagoga de Roma e o início da Semana de oração pela Unidade dos Cristãos. “Esta tarde –disse o Papa- a quase 24 anos da histórica visita do venerável João Paulo II, irei à grande Sinagoga de Roma para me reunir com a comunidade judia da cidade e pôr uma ulterior etapa no caminho de concórdia e de amizade entre os católicos e os judeus”.

O Papa afirmou que entre católicos e judeus “não obstante as dificuldades, respira-se um clima de grande respeito e dialogo, testemunhando assim quanto amadureceram as relações e o empenho comum por valorizar aquilo que nos une: a fé no único Deus, antes de tudo, mas também a tutela da vida e da família, a aspiração à justiça social e à paz”.

“Recordo –continuou- que amanhã se abrirá a tradicional Semana de oração pela Unidade dos Cristãos. Cada ano esta é um tempo propício para reviver o espírito ecumênico, para reunir-se, conhecer-se, orar e refletir juntos. Nosso anúncio do Evangelho será cada vez mais acreditável e eficaz na medida em que estejamos mais unidos no amor de Cristo, como verdadeiros irmãos”.