O Bispo de Cádiz e Ceuta, Dom Antonio Ceballos Atienza, expressou sua satisfação pelo avanço em quarenta anos de diálogo ecumênico e afirmou que a ansiada unidade dos cristãos é responsabilidade da Igreja inteira, tanto dos fiéis como dos pastores "e afeta a cada um segundo sua própria capacidade".

Em uma carta pastoral, o Prelado se referiu à semana de oração pela unidade dos cristãos, que se celebra de 18 a 25 de janeiro, e que "converteu-se já em uma preciosa oportunidade de reflexão sobre a unidade interna da Igreja, ao tempo que a pedimos confidencialmente ao Senhor".

Dom Ceballos afirmou que a unidade é o "desejo mais vivo de Jesus para os seus", porque dela depende de que "a evangelização alcance a todos os homens".

"Hoje, depois de mais de quatro décadas de diálogo e colaboração da clausura do Concílio Vaticano II, o ecumenismo conta em seu haver com uma aproximação cada vez maior das Igrejas ao mistério da Igreja como Sacramento de Salvação para o mundo. Seus alcances são um dom do Senhor que nos anima e impulsiona a superar novos obstáculos", assinalou.

Por outro lado, o Prelado também abordou o caso dos Ordinariatos Pessoais criados pelo Papa Bento XVI para acolher os "nossos irmãos anglicanos". "É este, um caso particular que não responde a nenhuma ação de caráter proselitista por parte da Igreja Católica", esclareceu o Bispo.

Dom Ceballos indicou que a Igreja, "em palavras do Papa, segue empenhada no prosseguimento do diálogo ecumênico doutrinal e do diálogo da caridade com as Igrejas e comunidades eclesiásticas. Ao abrir esta porta de entrada na Igreja Católica, a Santa Sé não toma uma iniciativa contrária ao diálogo ecumênico".

Finalmente, depois de afirmar que os católicos anseiam a união dos cristãos, convidou os fiéis a participar do "Octavario do 2010 para elevar nossa prece em comum, certamente pelo movimento ecumênico, mas sem esquecer a unidade interna da mesma Igreja".