Mais de mil extremistas budistas armados com fortificações, espadas e pedras atacaram ferozmente uma igreja católica na localidade de Crooswatta, no Sri Lanka, destruindo o altar, as imagens e as bancas.

A respeito, indica a nota do L’Osservatore Romano (LOR), o Pe. Jude Lakshman, pároco de Nossa Senhora da Rosa Mística, relata que ainda sente "ecoar nos meus ouvidos a multidão que dizia: ‘corte-o em pedaços, matem-no", no último 6 de dezembro quando sua igreja foi atacada.

Estes incidentes se deram depois da Missa de 7:00 p.m., nos quais também resultaram feridos alguns fiéis. "É evidente que o ataque estava bem programado e que a multidão esperava que saíssemos da igreja depois da Eucaristia", indica o Pe. Lakshman.

Para garantir a segurança dos fiéis –existem 293 famílias católicas na paróquia– e acautelar novos ataques, alguns soldados estão vigiando a zona. Até o momento a polícia prendeu onze suspeitos dentre vários grupos budistas extremistas que já tinham atentado contra a igreja outras vezes.