O Cardeal Estanislao Karlic, Arcebispo Emérito de Paraná, Argentina, alentou os participantes da III Assembléia Plenária do Movimento de Vida Cristã (MVC) a serem verdadeiros missionários de Cristo recorrendo sempre à oração e à Eucaristia.

No segundo dia da assembléia que se realiza nesta cidade equatoriana até o dia 8 de dezembro, o Cardeal Karlic ofereceu a conferência central sobre o tema "A vida espiritual como fundamento da fecundidade apostólica".

O Cardeal explicou que todos "somos escolhidos por Deus para uma missão" e devemos chegar a "sermos outros Cristo para atuar como missionários de Cristo".

"Como fazer para viver este mistério missional? Temos que descobrir-nos no mistério, acreditá-lo, celebrá-lo, vivê-lo e orá-lo", explicou.

O Arcebispo assinalou que para celebrar e comunicar o mistério se deve primeiro viver a experiência de "ser presenteado por Deus para depois poder dar Deus aos demais". Deus, explicou o cardeal argentino, "vem a nós e quando faz de nós sua habitação, sua casa, seu templo, então nós somos capazes de comunicá-lo".

"O encontro dos homens deve ser um encontro de comunicar-se mutuamente a Deus. Essa é a amizade, não é somente dar coisas, mas dar-nos a nós mesmos, é dar Deus aos demais", adicionou.

O Cardeal Karlic recordou que a oração "implica amizade e diálogo próximo e freqüente com Aquele que é amado", desta forma se aprende a dialogar com Deus para aprender a transmiti-lo no apostolado com outros, e assegurou que a Eucaristia é a fonte e cume da vida cristã, de onde tudo emana e para onde todo se dirige.