Brasília sediará, entre os dias 13 a 16 de maio de 2010, um dos maiores eventos de manifestação da fé católica: o Congresso Eucarístico Nacional (CEN). Essa celebração do mistério de Jesus presente na hóstia consagrada está em sua 16ª edição e receberá milhares de peregrinos de todo o Brasil.

Em nota enviada à nossa redação os organizadores afirmam que a Eucaristia é o maior tesouro da Igreja Católica, e por isso “o CEN procura despertar nas pessoas a importância do culto ao Santíssimo Sacramento e aprofundamento da doutrina eucarística”.

O aprofundamento do CEN também vem por meio do texto-base, que reflete sobre o tema e o lema do evento que nesta 16ª edição são Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários e Fica conosco, Senhor!, respectivamente. “A linha mestra do texto-base é o encontro com Jesus Salvador, que tira a divisão do mundo. Ele nos acolhe e nos reconcilia de modo pleno”, é o que afirma Pe. Waldemar Dalbello, reitor do seminário Inter-Diocesano São João Maria Vianney, em Goiânia-GO.

O texto-base é dividido em três capítulos: Eucaristia, Pão da Unidade; Pão da Unidade, Vida dos Discípulos Missionários; e, Fica conosco, Senhor!. O primeiro capítulo reflete as bases divino-humanas da unidade presentes na Eucaristia. O segundo aborda a vida eucarística em comunidade e o terceiro se aproxima da realidade econômica, política, religiosa e sociocultural do mundo, estabelecendo um diálogo ecumênico a partir da Eucaristia.

Desenvolvido à luz das Sagradas Escrituras e em comunhão com a V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe (CELAM) – que também refletiu sobre o discipulado e seguimento de Jesus - o texto já produz muitos frutos. Exemplo disso vem dos ministros da Eucaristia da Paróquia Nossa Senhora do Lago, em Brasília. “Estamos a quatro meses fazendo a reflexão do texto. O nosso fervor e zelo pela Eucaristia têm aumentado bastante. Ele está nos ajudando em nosso ministério e nos revelando o grande valor desse Sacramento”, relata André Said, 31 anos, ministro da Eucaristia da paróquia.

Para mais informação e notícias sobre o CEN viste a sua página oficial: