Em sua mensagem aos católicos do Vietnam que celebra o 350° aniversário da criação dos vicariatos apostólicos de Tonkin e Cochinchina e do 50° aniversário do estabelecimento da hierarquia católica no país, o Papa Bento XVI alentou a trabalhar, neste Ano Jubilar, pelo anúncio do Evangelho de Cristo para promover a reconciliação.

No texto, dado a conhecer hoje, enviado a Dom Pierre Nguyen-Van-Nhon, Bispo de Dalat e Presidente da Conferência Episcopal do Vietnam, o Papa recorda com "carinho paternal para com todos os fiéis vietnamitas", que estão presentes em sua "lembrança e orações de cada dia".

Bento XVI recorda logo que o início destas celebrações tenha coincidido, em 24 de novembro, com a comemoração litúrgica dos 117 Santos mártires do Vietnam, "cujo nobre testemunho ajudará o povo de Deus nesta nação a impulsionar sua caridade, a acrescentar sua esperança e a consolidar sua fé, algumas vezes posta à prova".

Entre estes destaca o Pe. Andrés Dung-Lac, "cujas virtudes sacerdotais são um modelo luminoso", assinala Bento XVI, com o desejo de que, em particular neste Ano Sacerdotal, o exemplo deste santo vietnamita e de seus companheiros impulsione "uma energia espiritual renovada" nos sacerdotes, seminaristas e religiosos, que "os ajudará a viver fielmente sua vocação, em comunhão fraterna, na digna celebração dos Sacramentos da Igreja e em um apostolado dinâmico e intenso".

Seguidamente ressalta que o lugar eleito para esta celebração, Sou-kien, na Arquidiocese de Hanoi, foi a primeira Vicaria Apostólica do Vietnam e que esta guarda ainda os gloriosos vestígios e as nobres relíquias de seu Santos mártires.

"Que este lugar tão íntimo para vós, possa promover uma evangelização aprofundada que leve a toda a sociedade vietnamita os valores evangélicos da caridade, da verdade, da justiça e da retidão", expressa o Papa.

"Estes valores, vividos no seguimento de Cristo adquirem uma dimensão nova que supera seu sentido moral tradicional, pois afiançam em Deus que deseja o bem de todos os homens e que quer que sejam felizes", acrescenta.

Depois de sublinhar que "o Ano Jubilar é um tempo de graça propício para a reconciliação com Deus e com o próximo", o Santo Padre recorda a importância de "reconhecer as faltas do passado e do presente cometidas contra os irmãos na fé e os irmãos compatriotas e de pedir-lhes perdão. Ao mesmo tempo, seria oportuno comprometer-se a aprofundar e enriquecer com firmeza a comunhão eclesiástica e de construir uma sociedade justa, solidária e eqüitativa, por meio do diálogo autêntico, o respeito mútuo e a sã colaboração".

"O Jubileu é também um tempo especial para renovar o anúncio do Evangelho e para ser cada vez mais uma Igreja que é comunhão e missão", assinala Bento XVI e expressa sua alegria pela novena com a que a Igreja no Vietnam se prepara para este Ano Jubilar para que, recebendo a graça de Deus, contribua "ao progresso espiritual de todos os fiéis e consolide a missão da Igreja".

Finalmente o Papa encomenda todos os cristãos do Vietnam ao amparo de Nossa Senhora de La Vang.