Autoridades civis e representantes da Igreja em Kossovo se reuniram há alguns dias para coordenar as celebrações, que se iniciarão no próximo 10 de dezembro, para comemorar o centenário do nascimento da Madre Teresa de Calcutá. Neste país foi onde nasceram seus pais.

Depois de participar do Conselho Nacional de Kossovo, o Pe. Lush Gjergji, biógrafo da Beata, explicou à agência italiana SIR que "este ano especial começará no dia 10 de dezembro de 2009, ao recordar o 30º aniversário do Prêmio Nobel da Paz" que ganhou a Madre Teresa.

Espera-se, indicam, que o dia central seja 26 de agosto de 2010, quando se cumprem os 100 anos do nascimento da fundadora das Missionárias da Caridade.

Os pais da Madre Teresa nasceram em Kossovo e este foi um lugar que a Beata visitou com freqüência em sua juventude. SIR explica além que ela tinha uma relação especial com o Santuário Marinho de Letnica, na fronteira entre Kossovo e Macedônia, cuja capital é Skopje, cidade natal da Madre Teresa.

A Beata dizia sobre sua origem: "de sangue sou albanesa. De cidadania, Indiana. No que se refere à fé, sou uma freira católica. Por minha vocação, pertenço ao mundo. No que se refere ao meu coração, pertenço totalmente ao Coração de Jesus".

"Deus ainda ama o mundo e envia a ti e a mim para que sejamos seu amor e sua compaixão pelos pobres", ela costumava dizer também.