O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, recordou aos fiéis que a fé deve projetar-se na organização da comunidade e chamou as autoridades a velarem pela defesa da vida desde a concepção e da família através das leis.

"A fé não é para o silêncio, é para que se projete na organização da comunidade. Formemos nossa consciência no lar, nas escolas, e nos meios de comunicação. Devemos ter uma consciência que desperta quando atuamos mal, não pode estar adormecida no relativismo", expressou o Arcebispo durante a Missa com ocasião dos 160 anos da imigração chinesa no Peru.

Nesse sentido, o Cardeal pediu às autoridades protegerem aos não-nascidos porque o respeito à vida deve ser "o centro e fundamento de todo direito humano". Indicou que aos cristãos é sua responsabilidade defender e aprofundar a presença dos valores da vida e a família.

O Cardeal Cipriani afirmou que "uma mãe que espera em seu ventre uma criatura é um santuário". Recordou aos fiéis que "a fé nos diz que a vida do ser humano desde a concepção e até a morte natural pertence a Deus e não aos homens".

Deus, afirmou, "confere à vida um caráter sagrado, uma divindade pessoal que suscita uma única atitude legal e moral correta, e é o respeito total e absoluto ao princípio mais elementar da vida".

O Cardeal Cipriani também ratificou esta postura durante o seu programa radial Diálogo de Fé, onde deplorou que alguns colunistas da imprensa escrita manifestem seu desacordo com a sentença do Tribunal Constitucional que proíbe a distribuição gratuita da "pílula do dia seguinte", com insultos aos magistrados. Também lamentou que algumas autoridades desafiem a sentença judicial com truques e armadilhas.