O Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio María Rouco Varela, defendeu a importância da "lei natural e divina" na história européia contemporânea e assegurou que o direito à vida deve estar protegido na legislação dos países.

Conforme informou o jornal La Razón, o Cardeal presidiu a Missa de clausura do Congresso da União Internacional de Juristas Católicos (UIJC), celebrado entre os dias 13 e 14 de novembro em Madrid sobre o tema "Estado e consciência".

"A lei natural e divina é importante na história da Europa de nossos dias", afirmou o Arcebispo e convidou aos juristas cristãos a colocarem no centro de suas vidas "a Lei de Deus e a Lei Natural", para que seus princípios éticos, morais e jurídicos dirijam as leis que devem reger o Estado.

Além disso, advertiu que "a tentação de dominar os direitos fundamentais é grave" e defendeu que "o direito à vida tem que estar recolhido e protegido na legislação".

Na Missa de clausura também participou o Cardeal Jean-Louis Tauran, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e consiliário da União.

O Cardeal Rouco assinalou que "o Estado é imprescindível para que o homem possa caminhar justa e retamente" mas também advertiu que este corre o perigo de abusar de seus poderes e fazer o mal.

Os membros da UIJC escolheram Miguel Ayuso, professor de Direito Político e Constitucional na Universidade de Aspas, como seu novo presidente.

Em declarações a "Religião em Liberdade", Ayuso afirmou que "certamente se deve opor às leis injustas, mas sobre tudo recordando a doutrina social e política da Igreja e os princípios do direito público cristão".