A Fundação AIS, em parceria com a PAULUS Editora, apresentam em Lisboa o livro “Sacerdotes em Cristo”, o evento será antecedido por uma conferência sobre o Ano Sacerdotal proferida por Sua Eminência o Cardeal Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos e apresentada pelo Cônego António Rego, Diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja em Portugal.

Esta apresentação terá lugar quinta-feira, dia 19 de Novembro de 2009, pelas 19 horas na Igreja de São Roque em Lisboa. Instalações da Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa - Sede da Santa Casa - Largo Trindade Coelho (ao Chiado).

Sacerdotes em Cristo é um livro centrado no ano sacerdotal e dirigido a todos os cristãos. Doze padres foram convidados a dar o seu testemunho vocacional, exprimindo em profundidade e em diferentes dimensões das suas vidas, as motivações da sua vocação para a vida sacerdotal e as conseqüências das suas respostas vividas, bem como qual o significado do sacerdócio para cada um. Com o seu testemunho pretende-se dar a conhecer a todos os fiéis, não só as razões que os conduziram a abraçar a vida religiosa, como também as motivações e as vontades, as implicações práticas, enfim, o que os moveu – intelectual, social, espiritualmente – para responderem afirmativamente ao chamamento de Deus. Este é um livro com uma forte componente solidária, em que parte das suas vendas reverterá a favor de dois seminários em Moçambique: Jecua e Quelimane.
 
Em Jecua, na Província de Manica, junto à fronteira com o vizinho Zimbabué está o Seminário Diocesano de S. Carlos Luanga, onde trabalham os Missionários de Guadalupe de origem mexicana. O Reitor, P. Joaquin Toris Acosta, pede ajuda para acabar as obras de construção do novo seminário que vai oferecer melhores condições aos jovens que se preparam para o sacerdócio.

O Seminário Propedêutico Santo Agostinho de Quelimane acolhe noventa seminaristas de várias dioceses, mas as suas instalações são claramente insuficientes para a vida do mesmo. O Reitor do seminário falou das necessidades mais urgentes: a substituição da canalização e instalação sanitária, a construção de um novo dormitório e a criação de uma biblioteca.

Para maiores informações: www.fundacao-ais.pt