O jornal L’Osservatore Romano informou que ao finalizar a audiência geral das quartas-feiras, o Papa Bento XVI recebeu o novo “Compendium eucharisticum” de mãos do Cardeal Antonio Cañizares, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

O Compêndio Eucarístico, cuja data de publicação é em 19 de outubro, recolhe material de estudo, oração e meditação sobre a Eucaristia, a teologia, a celebração e a piedade popular, seguindo as orientações do Sínodo dos Bispos celebrado no ano 2005 e por desejo do Santo Padre.

Conforme informa o jornal do Vaticano, acolhendo a petição dos padres sinodais, o Papa tinha disposto a publicação de “um compêndio que recolhesse textos do Catecismo da Igreja Católica, orações, explicações das preces eucarísticas do missal e quanto seja de utilidade para a correta compressão, celebração e adoração do Sacramento do altar”, como ficou plasmado na exortação apostólica pós-sinodal Sacramentum caritatis publicada no ano 2007.  

O Pontífice tinha manifestado ademais o desejo de que o compêndio pudesse “ajudar ao povo cristão a acreditar, celebrar e viver cada vez melhor o Mistério eucarístico”, estimulando a “cada fiel a fazer da própria vida um verdadeiro culto espiritual”.

“A idéia central do volume é encontrar a unidade em torno da teologia da Eucaristia, a celebração e a piedade popular. De acordo com as diretrizes do Sínodo, o compêndio oferece material de estudo, a oração e a meditação”, adiciona o jornal.