O cardeal patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, revelou ontem em Fátima neste novembro começarão os preparativos para a viagem de Bento XVI a Portugal, prevista para maio de 2010. Segundo Dom José Policarpo, em nota divulgada pela Radio Vaticano, um responsável da equipe de preparação das viagens papais começará a definir no próximo mês, em conjunto com a Conferência Episcopal Portuguesa, o programa da visita do pontífice.

Em uma entrevista coletiva, ontem, o cardeal patriarca adiantou que o papa “provavelmente chegará a Lisboa no dia 11 de maio”, mas “a única certeza, por enquanto, é que irá a Fátima”.

Por sua parte, o bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, disse que o ano pastoral no Santuário de Fátima “será polarizado pela visita de Bento XVI”.
A visita do pontífice a Fátima “dará relevo a dois acontecimentos significativos: os dez anos da beatificação dos videntes (Jacinta e Francisco Marto) e o centenário do nascimento de Jacinta”.

Santuário de Fátima, exemplo de cuidado pelo Meio Ambiente

Radio Vaticano informou também que ontem foi anunciado que o Santuário de Fátima será “dentro de aproximadamente um mês, fornecedor da Rede Elétrica Nacional (REN), depois de ter instalado uma central fotovoltaica que permitirá reduzir 77,2 toneladas nas emissões de dióxido de carbono”.
O padre Cristiano Saraiva, administrador do Santuário, explicou que esta opção foi feita para colaborar no esforço global contra as alterações climáticas, mas também para tentar reduzir as despesas energéticas do santuário.

A central já instalada permite poupar o equivalente a 31.390 litros de gasolina, ou 160 barris de petróleo, o equivalente ao abastecimento de cerca de 500 moradias.