Neste sábado, 26, por volta das 23h, a Igreja Católica no Brasil perdeu mais um sacerdote. Desta vez, trata-se de padre Evaldo Martiol, 33 anos, pertencente à diocese de Caçador (SC), informa a nota da CNBB. Padre Evaldo foi assassinado por um jovem de 21 anos que disparou três dos tiros e um adolescente de 15 que efetuou o último, matando o sacerdote brasileiro.

“O sacerdote foi vítima de latrocínio, roubo seguido de morte. Ele voltava de uma capela, na noite de ontem; logo após, aproveitou para passar na casa da mãe de outro padre. Quando saía de volta para casa, os bandidos pediram carona e o renderam no caminho. Ele foi levado a uma distância de 5 km fora da zona urbana de Caçador, onde quatro tiros foram disparados contra o sacerdote, que morreu na hora”.

“O velório aconteceu ontem (28/09), na catedral de Caçador, onde o sacerdote trabalhava. Segundo o bispo diocesano de Caçador, dom Luiz Carlos Eccel, nem em sua ordenação episcopal estiveram presentes tantas pessoas, como no velório de padre Everaldo. “A catedral estava lotada, as pessoas emocionadas porque o padre Everaldo era um filho querido que vivia de fazer amizades com todos. Seu modo de evangelizar era por meio da amizade”, afirmou, emocionado, o bispo”.

Natural do município catarinense de Timbó Grande, o Pe. Evaldo Martiol foi ordenado sacerdote em 26 de abril de 2003; portanto, tinha seis anos de sacerdócio. Ele trabalhou na paróquia de Friburgo, Salto Veloso e, por fim, na Catedral, paróquia São Francisco de Assis de Caçador.

Violência sem fim

O Padre Evaldo foi o terceiro sacerdote assassinado em um curtíssimo período de tempo no Brasil. A pouco mais de três meses, a Igreja Católica no Brasil perdeu três sacerdotes vítimas de assassinato. O primeiro deles foi o assessor nacional do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Gisley Gomes Azevedo, 31, assassinado por um grupo de jovens na noite do dia 15 de junho, em Brazlândia, cidade satélite de Brasília. Em Manaus (AM), o padre italiano Ruggero Ruvoletto, 52, foi assassinado no último dia 19, com um tiro na cabeça, informou a nota da CNBB.