A Federação Internacional de Médicos Católicos e a Pontifícia Academia para a Vida organizarão o 2º Congresso Internacional sobre Células Tronco Adultas; que se realizará no Principado de Mônaco de 26 a 28 de novembro.

Conforme assinala a nota de imprensa, o congresso atualizará "os conhecimentos científicos do primeiro congresso, que teve lugar em Roma em 2006; e que contou com uma audiência especial por parte do Santo Padre".

"Em Mônaco falaremos do muito que dão de si as células tronco adultas e do cordão umbilical e dos escassos resultados obtidos a partir das células tronco procedentes do embrião humano", adiciona.

Do mesmo modo, o evento abordará o uso das células tronco "para tratar a isquemia cerebral, os grandes queimados, os enfartes cardíacos agudos, as enfermidades sangüíneas, as enfermidades imunológicas, a esclerose múltipla e outras aplicações clínicas".

"Também se falará de política dos bancos de células de cordão umbilical e das perspectivas éticas da investigação e as terapias com estas células", acrescenta.

Mais informação (em inglês): http://www.stemcellsmonaco2009.org ou http://www.fiamc.org/fiamc/stemcells/abstracts.pdf