Desde esta segunda-feira 10 até a quarta-feira 12 de agosto em Amsterdam, Holanda, realiza-se o V Congresso Mundial das Famílias, que nesta oportunidade leva como lema "Famílias Modernas: Valores Tradicionais". Em seu discurso inaugural, o Subsecretário do Pontifício Conselho para a Família, Dom Carlos Simón Vásquez, assinalou que só a família "pode garantir uma autêntica educação em valores".

Em representação do Presidente deste dicastério, Cardeal Ennio Antonelli, Dom Vásquez definiu ao asociacionismo familiar como uma necessidade urgente para os tempos atuais, para que estas organizações se dediquem a promover a verdadeira identidade da família.

Em sua conferência titulada "O trabalho das associações pró-família nas provisões dos desafios culturais e sociológicos de hoje", Dom Vásquez indicou que para a Igreja, a família não se pode equiparar ao indivíduo ou ao Estado. Ao contrário, é necessário sustentar em todos os níveis a "família natural, que é a fonte e riqueza da sociedade".

Dom Vásquez, recordando logo algumas passagens da encíclica Caritas in veritate de Bento XVI, ressaltou que só a família "pode garantir uma educação autêntica em valores humanos, porque assegura o altruísmo e a continuidade temporária que são essenciais na educação".

"Somente a vocação à paternidade e a maternidade pode transmitir uma educação responsável na procriação responsável, que apóia a necessária união entre ética pessoal e social através de uma harmonia existencial que só a família pode oferecer. Por isso esta última, dom da humanidade por excelência, pode ser à sua vez dom que acolhe generosamente a vida", acrescenta, de acordo ao que indica o L'Osservatore Romano.

Além disso, explica, que só a família "pode fazer de contraponto a atual crise econômica mundial, porque ao centro dela existe uma fonte de solidariedade social e progresso civil".

Neste importante evento, que promove a família como aquela base da sociedade fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher aonde se defende a vida desde a concepção até a morte natural com a faculdade dos pais de educar os filhos de acordo a suas convicções, prevê-se a participação de distintos líderes assim como diversos testemunhos familiares.

O Congresso Mundial das Famílias é uma rede internacional pró-família que reúne a uma série de organizações, peritos e pessoas de boa vontade de mais de 60 países que procuram defender a esta importante instituição social. Foi estabelecido em 1997 pelo Projeto de "The Howard Center for Family, Religion & Society" em Rockford, Illinois (Estados Unidos). Os anteriores congressos se realizaram em Praga (1997), Genebra (1999), Cidade do México (2004) e Varsovia (2007).