Em uma carta assinada pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, o Papa Bento XVI pediu aos Cavalheiros do Colombo que estão celebrando sua convenção anual em Phoenix, Estados Unidos, promover e anunciar os ensinos sociais da Igreja na sociedade atual.

Na missiva, o Santo Padre saúda os assistentes a esta convenção e recorda que oferece suas orações com eles, ao tempo que ressalta que a Igreja deve trabalhar "para renovar e transformar a sociedade defendendo aquelas verdadeiras morais invariáveis inscritas em nossos corações pelo Criador, que levam à correta razão e são essenciais para a construção de uma sociedade justa, livre e humana".

Ante a confusão ética, prossegue a mensagem, este anúncio se faz mais necessário, por isso Bento XVI alenta e elogia "os esforços dos Cavalheiros para promover o vasto corpus do ensino social da Igreja; e em união com os bispos, fazer que esta doutrina modele e dirija suas vidas pessoais, suas decisões institucionais e seu compromisso na vida da sociedade e em todo nível".

Deste modo o Papa confia que "como uma respeitosa e articulada voz dos fiéis católicos, os Cavalheiros do Colombo sigam defendendo esse ensino através de argumentos razoáveis e através da participação responsável na vida cívica e política".

Depois de agradecer pelo esforçado trabalho desta organização, o Santo Padre pediu aos Cavalheiros de Colombo a ajudarem aos jovens em sua aprendizagem da oração "para que possam saber o que Deus lhes pede com seu chamado".

Entre outras saudações que esta organização leiga recebeu, se encontram as do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assim como as dos mandatários do Canadá, México, Polônia e Filipinas.

Em sua saudação, Obama desejou tudo de bom aos Cavalheiros de Colombo e assinalou que "seu dedicado serviço nos recorda que todos temos um papel que cumprir na construção de um futuro melhor. Agora é momento de nos comprometermos novamente no serviço, renovar a promessa dos Estados Unidos e trabalhar juntos como um só em uma Nação".