Em um artigo publicado no L'Osservatore Romano, o político, historiador e jornalista socialista italiano, Giuseppe Tamburrano, que dirigiu há alguns anos o Partido Socialista Italiano, elogiou a novidade proposta pela nova encíclica social do Papa Bento XVI, Caritas in veritate.

No texto titulado "Mais adiante do liberalismo e do socialismo", Tamburrano se apresenta como um leigo socialista e cristão; para logo fazer algumas críticas à recente cúpula do G8 realizada na localidade italiana de L'Aquila, que não passou, em sua opinião, apenas de "um útil intercâmbio de opiniões" em meio da grave crise econômica, onde não há "surto um projeto comum de reforma e não se avançou uma idéia no marco europeu".

Logo depois de comentar que esta crise afeta especialmente aos mais pobres, o historiador afirma que esta problemática não teve ainda "um antagonista".

Em meio deste cenário, prossegue Tamburrano, "fez-se sentir a voz do Papa com a Caritas in veritate e com o chamado de 12 de julho ao G8. Na Rerum novarum Leão XIII distinguiu entre dois contendores dominantes –o liberalismo e o socialismo– procurando seu espaço e afirmando a superioridade de uma economia sólida ao serviço da pessoa humana. Com a Mater et magistra a Igreja de João XXIII, consciente e forte por sua autoridade, abre-se ao diálogo, sobre tudo com um dos opositores: o socialismo".

Para o jornalista, a "Igreja de Bento XVI não tem nem concorrentes nem interlocutores: nem o socialismo nem o liberalismo. Mas tem frente a sim a um sistema econômico áspero e injusto que ignora as tragédias da miséria, da fome, o analfabetismo, a mortalidade infantil, as desigualdades, as guerras entre pobres, o fanatismo, o racismo, o tráfico de seres humanos e a droga: a lista é longa".

Ao finalizar, o político socialista reflete: "o liberalismo declara sua falha deixando um campo imenso de injustiças. Não há mais socialismo", e se questiona: "será que verdadeiramente só a Igreja é capaz de pedir uma economia à medida do homem e dar também voz aos marginados da terra; assim como ao imperativo da igual dignidade de todos os homens, todas as mulheres e todas as crianças?"

Giuseppe Tamburrano é historiador, jornalista e político socialista italiano. Foi dirigente do Partido Socialista Italiano entre 1966 e 1981. Atualmente é Presidente da Fundação Pietro Nenni. Ele colaborou com os jornais italianos IL Messaggero, A Repubblica, IL Correr della Sera, Avanti! e Unità; e é autor de numerosos ensaios de história e ciências políticas.