Em seu discurso aos líderes religiosos reunidos em Roma para o IV Encontro de Líderes das religiões mundiais, prévio à Cúpula do G8, o Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, pediu aos mais de cem participantes "abrir os espíritos e os corações à busca do bem comum".

Ao falar da finalidade do encontro, o Cardeal assinalou que "não se trata de sugerir aos responsáveis políticos do G8 soluções técnicas" sobre temas como a água ou a segurança alimentar; mas sim os líderes religiosos "como adeptos, que frente a diversidade, desejam falar com uma só voz e oferecer uma reflexão original aos desafios do mundo de hoje".

"Um mundo que –acrescentou– aparece constantemente ameaçado pelas violações de alguns direitos fundamentais da pessoa humana, o desequilíbrio entre ricos e pobres, as enfermidades, os conflitos não resolvidos, o comércio de armas, a corrupção das elites", entre outros.

Seguidamente convidou os políticos a "um exame de consciência para pensar no que construímos e a reconhecer com lucidez nossas fragilidades". "Temos também o dever de exortar à vigilância e de chamar um novo estilo de vida que impõe certa sobriedade", adicionou.

Logo depois de animar a usar adequadamente os recursos naturais, o Cardeal Tauran reafirmou que "ante as dificuldades do presente, a Igreja Católica tem feito a opção da esperança e a fé. Mas é somente juntos, cristãos e fiéis de outras religiões, que devemos ajudar a quem tem a pesada responsabilidade da gestão da sociedade, a discernir o grau de humanidade de suas decisões".