10 mil pessoas se encontraram na cidade da Pamplona (Espanha) para celebrar a 27º edição do Dia da Família, impulsionada pela Federação Católica de Pais de Alunos e Pais de Família (CONCAPA); com o objetivo de defender a vida e a unidade da família como pilar essencial da sociedade”.

As atividades do dia se iniciaram com “uma conferência de Benigno Blanco, atual presidente do Foro Espanhol da Família”; contou com uma Eucaristia precedida por Dom Francisco Pérez Gonzáles, Arcebispo de Pamplona e Tudela.

Em sua homilia o Prelado assinalou que “a família é fundamental na sociedade, tanto como as células no corpo humano”; e advertiu que a parábola do Filho Pródigo mudou nos nossos dias, pois “agora muitos pais pródigos deixam a seus filhos”.

Nesta linha, o Arcebispo da Pamplona assinalou o “aumento de separações e divórcios” que vive a sociedade; e recordou aos pressentes que “os pais têm o direito e o dever de cuidar de seus filhos”.

Do mesmo modo, o Prelado, na Festa da Santíssima Trindade, recalcou “o valor das famílias unidas, onde os valores se transmitem de pais a filhos”.
Por sua parte, o vice-presidente da Concapa em Navarra, José Javier Solabre Heras assinalou o valor das famílias e das gerações que se congregam nela; e precisou que “quanto mais ampla seja a família, melhor, e, se pode ser com três gerações, que mantenha a importância dos valores porque são os avós quem os transmite aos netos”.