Ao receber no Vaticano ao Presidente da República da Bulgária, Georgi Parvanov e logo ao Presidente da Ex-república Yugoslava da Macedônia, Gjeorge Ivanov, o Papa Bento XVI reiterou seu chamado a construir uma Europa fiel às suas raízes cristãs.

Os mandatários chegaram acompanhados por suas respectivas algemas e séquitos, com motivo da comemoração anual dos Santos Cirilo e Metódio.

Ante a delegação búlgara, o Papa destacou que "o patrimônio espiritual dos Santos co-padroeiros da Europa marcou a vida dos povos eslavos; seu exemplo há sustenido o testemunho e a fidelidade de inumeráveis cristãos que ao longo dos séculos consagraram sua vida à difusão da mensagem de salvação, obrando ao mesmo tempo pela construção de uma sociedade justa e solidária".

"Que seu testemunho espiritual se mantenha vivo em sua Nação para que a Bulgária, também graças a esta fonte de luz e esperança, contribua eficazmente à construção de uma Europa que seja fiel às suas raízes cristãs. Os valores de solidariedade e justiça, de liberdade e de paz, hoje constantemente reafirmados, encontrem ainda mais força e solidez no ensinamento eterno de Cristo, traduzido na vida de seus discípulos de todos os tempos".

Logo, ao receber a delegação da Ex-república Yugoslava da Macedônia, o Santo Padre assinalou que a lembrança de São Cirilo e São Metódio "convida a todos os que estamos unidos por uma única fé em Jesus Cristo, a contemplar seu testemunho evangélico heróico. Ao mesmo tempo, nos desafia a conservar o patrimônio de ideais e valores que transmitiram de palavra e de obra".

"Sua querida terra, marcada pela influência destes dois grandes santos, trata de ser cada vez mais um lugar de encontro e diálogo pacíficos entre as numerosas esferas sociais e religiosas do país. Minha esperança, que hoje renovo de todo coração –terminou– é que sigam progredindo neste caminho".