O Pontifício Conselho de Comunicações Sociais do Vaticano porá em marcha próximo, com motivo da 43 Jornada Mundial das Comunicações Sociais que se celebra este 24 de maio, uma aplicação no Facebook que permitirá aos internautas intercambiar postais virtuais e discursos do Papa Bento XVI.

Esta iniciativa, que leva por título "O Papa se reúne com você no Facebook", se integra em uma nova página Web www.pope2you.net, que busca promover na rede "a cultura do diálogo, do respeito e da amizade", conforme anunciou o presidente do Pontifício Conselho, Claudio Maria Celli. Este portal permitirá também receber notícias sobre o Vaticano através de iPhone ou iTouch.

Além disso, e conforme informaram alguns meios, a Santa Sé colocará no ar nos próximos dias um perfil do Romano Pontífice nesta rede social. O passado 24 de janeiro, a Santa Sede abriu um canal próprio no You Tube com o objetivo de oferecer conteúdos áudio-visuais sobre o Pontífice.

Precisamente, em sua mensagem com motivo da celebração do próximo 24 de maio, Bento XVI pede aos jovens católicos que levem a mundo digital o testemunho de sua fé. Depois de enumerar os "muitos benefícios" que se derivam das novas tecnologias, o Pontífice se dirige aos jovens católicos para lhes pedir que se comprometam "a semear na cultura deste novo ambiente comunicativo e informativo os valores" sobre os quais se apóiam suas vidas.

"A vós, jovens, que quase espontaneamente vos sentis em sintonia com estes novos meios de comunicação, vos corresponde de maneira particular a tarefa de evangelizar este 'continente digital'", assegura. Com o passar da mensagem, o Papa destaca "o extraordinário potencial" que têm as novas tecnologias "quando se usam para favorecer a compreensão e a solidariedade humana".