O Vatican Information Service difundiu hoje uma nota do Escritório de Imprensa e Informação da Companhia de Jesus em que se desmente que os jesuítas tenham autorizado a publicação de documentos do arquivo do Padre Robert Graham, S.I., sobre o Pontificado do Papa Pio XII.
Ontem vários meios de comunicação, incluindo L’Osservatore Romano, recolheram a notícia publicada pela agência de imprensa dos bispos americanos, Catholic News Service, em que se assegurava que o Padre Adolfo Nicolás, Prepósito Geral da Companhia de Jesus, tinha autorizado o acesso a documentos privados do Padre Graham para que os historiadores da Fundação Pave the Way os examinem, cataloguem e gravem em formato digital.
Entretanto, segundo a nota oficial dos jesuítas difundida pelo Vaticano, "essa autorização não se concedeu nunca. Falou-se somente de classificar e digitalizar esses documentos à espera de uma publicação futura, que terá lugar só quando a Santa Sé abra o Arquivo Segredo relativo ao pontificado de Pio XII".
O Vaticano lembrou que “a coleção privada do Padre Graham, falecido em 1997, e considerado o maior perito por parte do vaticano do papel de Pio XII na Segunda guerra mundial, compreende mais de 25.000 documentos que concernem às iniciativas do Pontífice e do Vaticano durante esse período”.