Cânon, um dos maiores fabricantes de artefatos eletrônicos do mundo, reduziu o horário de trabalho de seus empregados japoneses com um só objetivo: que tenham mais filhos.
Ante a crise de população que atravessa o Japão, com uma das taxas de natalidade mais baixas do mundo e uma população cada vez mais velha, duas vezes por semana Cânon reduz a jornada de trabalho de seus empregados –em um país onde o comum é trabalhar 12 horas diárias– e os envia a casa às 17:30.
Hiroshi Yoshinaga, porta-voz de Cânon, informou ao CNN que a empresa tem um programa muito forte para alentar os nascimentos e “enviar aos trabalhadores cedo a casa para que estejam com suas famílias”.
Segundo o Ministério de Saúde, Trabalho e Bem-estar, a taxa de natalidade japonesa é de 1.34, muito por debaixo de 2.0 necessário para que a população não diminua progressivamente.
Entre as razões que explicam esta situação está a extenuante jornada de trabalho, o alto custo de vida e os prejuízos sociais contra a maternidade. Além disso, a população japonesa envelhece a um ritmo mais veloz que qualquer outro país do mundo.
Peritos citados por CNN sustentam que para reverter esta situação, Japão “necessita desesperadamente fazer alguns ajustes a seus atuais estrutura sociais e trabalhistas”.