Ao celebrar-se hoje o Dia Mundial do AIDS, o Arcebispo de Piura e Presidente da Comissão de Vida e Família da Conferência Episcopal Peruana (CEP), Dom José Antonio Eguren, lembrou que "o meio mais seguro avalizado pela ciência para prevenir a difusão da infecção é a abstinência de relações sexuais antes do matrimônio e a fidelidade conjugal".

Do mesmo modo, o Prelado peruano precisou que "o binômio abstinência-fidelidade é 100% seguro, e já se demonstrou como uma verdade salvadora para outros países que viram cair suas taxas de infecção clamorosamente; por isso se deve promover e difundir massivamente".

Dom Eguren expressou além sua "proximidade espiritual a quantos sofrem desta terrível enfermidade, assim como às suas famílias" e augurou que "a ciência encontre uma cura definitiva para esta enfermidade, e que o acesso ao tratamento anti-retroviral seja cada vez mais universal em benefício de todos e não só de alguns poucos".

O Presidente da Comissão de Vida e Família da CEP fez finalmente um chamado "para que não se discrimine nem despreze a quem sofre deste mal. É um dever evangélico oferecer a estes irmãos a assistência, o amor e o carinho que necessitam. A todos eles asseguro o testemunho de minhas orações".