Ao despedir-se esta manhã do Bispo de Albano Laziale (diocese a que pertence Castelgandolfo), Dom Marcello Semeraro, dos religiosos, autoridades civis e pessoal de segurança deste lugar, o Papa Bento XVI destacou que os anjos "são enviados por Deus 'para assistir aos que têm que herdar a salvação'".

Ao celebrar-se hoje a festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, o Santo Padre convidou a "invocar com confiança sua ajuda, assim como a proteção dos anjos custódios, cuja festa celebraremos em 2 de outubro".

Deste modo sublinhou que "a presença invisível destes espíritos bem-aventurados nos ajuda e consola: eles caminham a nosso lado e nos protegem em toda circunstância, defendem-nos dos perigos e podemos recorrer a eles em todo momento".

Bento XVI também assinalou que "muitos Santos mantinham com os anjos uma relação de verdadeira amizade e há muitos episódios que testemunham sua assistência em particulares ocasiões. Os anjos são enviados por Deus 'para assistir aos que têm que herdar a salvação', como lembra a carta aos Hebreus, e portanto, são um válido auxílio na peregrinação terrena para a pátria celestial".

Aantes de voltar amanhã para o Vaticano, o Papa se despede esta tarde das pessoas que trabalham nas vilas pontifícias de Castelgandolfo.