Dom Juan Antonio Martinez, Bispo Auxiliar de Madri e Secretário da Conferência Episcopal Espanhola, fez parte ativa da JMJ 2008 desde seu começo. Em sua opinião, com os jovens "há uma grande esperança para a Igreja e o mundo".

Em entrevista concedida ao ACI Prensa logo depois de dirigir uma das catequeses a peregrinos do Chile, Venezuela, Costa Rica e outros países hispano-falantes, o Prelado comentou que “ao ver a atitude de quem tem vindo, jovens que se vê que participam da Igreja nos damos conta que há um movimento juvenil católico que não fica em um só país senão que está em todos os países. Jovens entregues a querer viver a vida cristã e portanto, há uma grande esperança para a Igreja e para o mundo”.

Frente à possibilidade de que a JMJ 2008 se leve a cabo na Espanha, Dom Martinez se mostrou entusiasta: “bom, se o Santo Padre, como segundo falam os boatos, anuncia esta possibilidade, sem dúvida que a juventude espanhola tomará este anuncio com um grande entusiasmo como uma ocasião para a evangelização da juventude e da sociedade espanhola que o precisa muito".

O Prelado convidou além aos jovens a que assistam à próxima JMJ para encontrar-se com o Papa a fortalecer sua fé e a comprometer-se decididamente com Ele, com sua boa notícia de salvação”.

Dom Martínez planeja assistir a todas as atividades nas que estará presente o Papa Bento XVI e espera com grande entusiasmo poder assistir à Missa de clausura desta 23º JMJ.