“Graças a audaz decisão do Governo australiano de reconhecer as injustiças cometidas no passado contra os povos indígenas, estão-se dando agora passos concretos a fim  de alcançar uma reconciliação apoiada no respeito recíproco” disse o Papa Bento XVI durante seu recebimento Oficial na Casa de Governo nesta quinta-feira, ao começar sua intensa jornada.

“Justamente estão tratando de preencher a diferença entre os australianos indígenas e os não indígenas no que se refere à expectativa de vida, os planos educativos e as oportunidades econômicas”.

O Primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, junto com outras personalidades do Governo incluindo o General Maior Michael Jeffery, o Premier Morris Iema, e o Governador Geral de NSW Marie Bashir estreitaram a mão do Pontífice além de alguns Bispos que estiveram presentes.

Em seu discurso de bem-vinda o Primeiro-ministro disse ao Papa Bento XVI que era recebido não só pelos católicos, senão pelos australianos de todas as religiões. "Sua Santidade, você é bem-vindo como Apóstolo da paz, em tempos em que uma voz de paz é uma voz que todos necessitamos", assinalou Rudd.

Além de mencionar o tema dos nativos, o Pontífice expressou em seu discurso sua imensa alegria por compartilhar com os jovens: “É para mim uma alegria rezar com eles, compartilhar com eles e celebrar a Eucaristia junto com eles. A JMJ me enche de confiança perante o futuro da Igreja e o futuro do nosso mundo”, disse.

Posteriormente, referiu-se a Igreja na Austrália como uma das mais jovens e cosmopolitas, destacando a diversidade e pluralidade de culturas. Falou do importante papel que jogaram os católicos na construção da Nação mencionando à Beata Mary Mackillop, ressaltando sua figura  como exemplo de esperança em meio da adversidade: “seu exemplo de santidade chegou a ser fonte de inspiração para todos os australianos”.

Logo o Pontífice mencionou a importância de proteger o meio ambiente  e o compromisso que a Austrália tomou frente a esta urgente tarefa: “noto que a Austrália se está comprometendo seriamente em encarar a própria responsabilidade de cuidar o ambiente natural”.

Referiu-se à Austrália como um “território particularmente fértil para o diálogo ecumênico e  interreligioso… Espero com ilusão encontrar aos representantes locais das diferentes comunidades cristãs e de outras religiões… entretanto, estou aqui acima de tudo para me reunir com os jovens, tanto da Austrália como de outras partes do mundo”.

Ao ritmo do hino oficial do Vaticano, o Santo Padre caminhou ao redor da Casa de Governo cumprimentando alguns visitantes e a membros da imprensa. Ao finalizar a cerimônia, duas crianças ofereceram ao Pontífice um buquê de flores que levou consigo a seu papamóvil, para partir para a visita da tumba da Beata australiana Mary Mackillop.