O Cardeal Darío Castrillón pediu hoje às FARC que liberem a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt e todos outros seqüestrados que ainda mantêm em cativeiro, como uma comemoração ao Servo de Deus João Paulo II, ao cumprir o terceiro aniversário de seu trânsito à Casa do Pai.

"Quase como uma comemoração à memória deste Papa da paz" que "amava tanto a Colômbia, diria aos chefes das FARC que pensem por amor cristão, por convicção de fé, em uma liberação de Ingrid e dos que estão detidos neste momento em suas mãos", disse o Cardeal colombiano à cadeia de rádio RCN.

O Cardeal Castrillón comentou também que o segundo das FARC, "Raúl Reyes", abatido recentemente em uma operação militar, comunicou-se "não faz muito por telefone" com ele em Roma.

O também Presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei explicou que Reyes lhe perguntou então o que pedia ele, como parte da Hierarquia da Igreja Católica, às FARC. "Disse-lhe: 'peço que pensem na paz, porque sua própria família (a de Reyes) estou seguro que a quer'", assegurou o Cardeal Castrillón.