A organização de leigos católicos Cavaleiros de Colombo expressou seu profundo agradecimento pelo reconhecimento das virtudes heróicas de seu fundador, o sacerdote Michael J. McGivney, quem poderia converter-se no primeiro sacerdote dos Estados Unidos que chega aos altares.

"Todos os membros dos Cavaleiros do Colombo ficamos profundamente agradecidos por este reconhecimento da santidade do nosso fundador", assinalou o Cavaleiro Supremo, Carl Anderson. "A fortaleza dos Cavaleiros do Colombo é hoje um testamento de sua visão que perdura no tempo, sua santidade e seus ideais", indicou.

Sua vida

Michael Joseph McGivney nasceu em Waterbury, Connecticut, em 12 de agosto de 1852. Foi o filho maior dos imigrantes irlandeses Patrick e Mary McGivney. Teve 12 irmãos, mas seis morreram cedo. De menino deveu trabalhar por um tempo como artesão em uma fundição para ajudar a sua família.

Desde pequeno descobriu seu chamado à vida sacerdotal. Foi ordenado na Catedral de Baltimore pelo Cardeal James Gibbons em 1877. Seu primeiro encargo pastoral trabalhar na paróquia de St. Mary em New Haven.

Aqui, preocupado pela fé e a estabilidade financeira das famílias imigrantes, o Padre McGivney fundou em 1882 os Cavaleiros de Colombo, com a ajuda de vários fhomens fiéis para ajudar a fortalecer a fé dos homens de sua paróquia e prover assistência financeira em caso de morte a suas viúvas e órfãos.

Dois anos depois foi nomeado pároco da St. Thomas Church em Thomastown, Connecticut e se fez muito conhecido pelo seu trabalho incansável ao serviço de seus paroquianos.

Contraiu pneumonia e morreu em 14 de agosto de 1890. Tinha 38 anos de idade. Sua causa de beatificação foi aberta em 1997 e o Papa Bento XVI já o declarou servo de Deus.

Os Cavaleiros do Colombo são atualmente a maior organização fraterna de homens leigos católicos do mundo com 1 milhão 700 mil membros nos Estados Unidos, Canadá, México, Centroamérica, o Caribe, Filipinas, Guam e Polônia.