A Polícia Federal de Itajaí, na localidade brasileira de Santa Catarina, acusou a Edir Macedo, líder da seita Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), de cometer crímes de falsidade ideológica e forjar um documento para negociar emissoras de televisão no país.

Macedo é suspeito de transferir a propriedade de uma estação retransmissora da Rede Record, à TV Vale do Itajaí, aproveitando indevidamente um documento sem autorização prévia do Ministério de Comunicações. Se a acusação prosperar, Macedo seria submetido a um julgamento público e poderia receber uma pena de até cinco anos de prisão efetiva.

A agência Órbita informou que "ao transferir a propriedade da TV ‘Vale do Itajaí’ do nome de um ex-pastor da igreja a favor de outro "bispo", o pedido de autorização teria sido feito, segundo o fiscal, através de um documento falso".

Órbita lembrou que "a legislação brasileira não permite que as Igrejas sejam proprietárias de empresas de radiodifusão. Macedo recorreu a esta modalidade para aceder a ter 23 emissoras de TV e 40 de rádio".

Do mesmo modo, considera que a investigação "poderia ser uma pista para encontrar maiores investimentos e negócios efetuados por Macedo" e sua seita.

Nas últimas semanas, a seita IURD tem aberto dezenas de processos judiciais contra os meios de comunicação e jornalistas brasileiros que denunciaram como aproveita seu status de organização religiosa para construir um império econômico.

Os pastores e adeptos da IURD cercaram 50 processos por "prejuízo moral" contra o jornal Folha de São Paulo e uma de seus jornalistas, logo que em dezembro passado publicasse uma reportagem sobre o império das comunicações de propriedade dos líderes da seita.

A IURD foi fundada faz 30 anos por Macedo, um ex-empregado da Loteria do Estado de Rio e diz contar com mais de seis milhões de seguidores. No Brasil conta com dois mil templos e assegura estar presente em 46 países.

O jornal Folha assinalou que a IURD é a maior proprietária de concessões de comunicação no Brasil e seu império está valorizado em mais de um bilhão de dólares. Conta com 23 cadeias de televisão, 40 estações de rádio e 19 empresas em nome de 32 membros da seita, incluindo dois jornais, uma agência de turismo, uma agência imobiliária e uma empresa de táxi aéreo.