O bispo ortodoxo russo Hilarion Alfeyev, representante do Patriarcado de Moscou para as relações internacionais, considerou que o chamado “Cristianismo liberal” está caminho à extinção.

"O Cristianismo liberal não sobreviverá por muito tempo e a correção política dentro do ambiente cristão está destinada a morrer”, declarou durante uma conferência oferecida no Conselho Ecumênico das Igrejas em Genebra, Suíça.

O bispo ortodoxo também criticou as palavras do primado anglicano, Rowan Williams, sobre a “inevitabilidade” de introduzir a “sharia” lei muçulmana na Inglaterra.

“Eu gostaria de lhes advertir os perigos do Cristianismo liberal”, uma tendência, que conforme diz, dividiu à comunidade cristã nas últimas décadas.

“Hoje não podemos falar da moralidade cristã porque os padrões de cristãos ‘tradicionais’ e ‘liberais’ som dramaticamente distintos e o abismo entre estes dois ramos está crescendo”, adicionou.

O delegado ortodoxo questionou que “estejamos escutando a alguns líderes cristãos dizer que o matrimônio entre um homem e uma mulher não é a única opção possível para a criação de uma família cristã, que pode haver outro tipo de casais e a Igreja deveria ser ‘inclusiva’ reconhecendo tais estilos de vida e lhes concedendo uma bênção solene”.

“Escutamos que a vida humana é um valor negociável, até o ponto de poder ser abortada no ventre materno. O que ocorreu com o Cristianismo? Em um mundo confuso e desorientado, onde fica a voz profética dos cristãos?”, questionou.

Finalmente, em uma crítica velada ao primado anglicano, Hilarion disse que “não é nosso dever para defender a sharia, promover estilos de vida alternativos ou valores secularizados. Nossa missão é anunciar o que Cristo mesmo anunciou”.