O Pe. Geraldo Martins Dias, assessor de imprensa da Conferência de Bispos Católicos do Brasil (CNBB) precisou que o Secretário Geral deste organismo, Dom Dimas Lara Barbosa, exigiu o retiro do vídeo produzido por Verbo Filmes para a Campanha da Fraternidade 2008 (CF-2008) com a participação do grupo abortista Católicas pelo Direito a Decidir (CDD).

 

O sacerdote saiu assim ao encontro da polêmica surgida no Brasil logo que as CDD fossem convidadas pela produtora Verbo Filmes para que participassem do vídeo da Campanha da Fraternidade 2008 "Escolhe pois a vida", no que apareciam criticando a firme defesa da vida da Igreja Católica. O vídeo foi retirado por ordem dos bispos exigindo à produtora uma nova edição do mesmo, sem as abortistas.

 

"De fato, Verbo Filmess produziu um DVD sobre a CF-2008 no que se incluía a palavra do movimento Católicas pelo Direito a Decidir. O vídeo não é iniciativa da CNBB e não faz parte do material oficial da CF-2008", explica o Pe. Dias.

 

"Assim como Verbo Filmes –prossegue o sacerdote– várias regiões, dioceses, congregações, editoras e produtoras de rádio e TV católicas também produzem subsídios, não só para a CF, mas também para os distintos tempos do ano litúrgico. Todos têm autonomia para isso sempre e quando deixem claro que não se trata de material oficial da CNBB".

 

"No caso do vídeo de Verbo Filmes, assim que soube-se do acontecido, o Secretário Geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, solicitou à produtora recolher o material comercializado, já que o vídeo comprometia a CNBB por conter seu logotipo. Imediatamente Verbo Filmes o fez e produziu uma segunda edição sem o conteúdo mencionado", finaliza o assessor de imprensa da CNBB.