Os principais meios do Brasil ecoaram este domingo do impressionante império econômico criado pelo culto evangelista neopentecostal de origem local, a "igreja Universal do Reino de Deus (IURD)" que esta semana faz 30 anos desde que fora fundada por seu "bispo" Edir Macedo.

Na atualidade, a IURD controla 2 jornais de circulação nacional, 23 canais de televisão e 40 rádios no Brasil, e alguns de seus "bispos" possuem uma empresa de táxi aéreo.

Segundo uma investigação do jornal "Folha de São Paulo", a IURD, que assegura haver-se estendido a 172 países, possui "além de um conglomerado multimídia, 19 empresas registradas em nome de 32 de seus ‘bispos’, como denominam a suas líderes religiosos".

A IURD foi fundada em 1977 por Edir Macedo, quem então trabalhava como caixa da empresa de loteria de Rio de Janeiro, e que em novembro deste ano lançou "Record News", um canal aberto de notícias de 24 horas que foi inaugurado pelo mesmo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem nos numerosos deputados da IURD a importantes aliados políticos.

No artigo intitulado "O Império da Igreja Universal", Folha de São Paulo assinala que além do Record News, Macedo é dono da segunda emissora do país depois da poderosa Rede Globo, a TV Record, cujo custo seria de 2 mil e milhões de dólares.

Atualmente, a igreja, acusada em várias instâncias –incluso judiciais– de tirar vantagem econômica de seus seguidores, conta com 9 660 pastores, 4 700 templos; e afirma ter 8 milhões de fiéis; em que pese a que o último censo nacional estabelece a cifra em 2 milhões.

Folha de São Paulo publica também que a última empresa aberta por "bispos" da IURD foi "Alliance Jet", uma exclusiva empresa de táxi aéreo com sede em Sorocaba, ao interior do Estado de São Paulo. A empresa fatura atualmente 250 mil dólares mensais.