O Arcebispo de Pamplona e Bispo de Tudela, Dom Francisco Pérez, qualificou de "desnecessária" a lei da Memória Histórica que atualmente está em trâmite no Parlamento, e afirmou que "não pode mudar a história".

"Como bem se sabe a história passada, goste ou não, é o que aconteceu e não se pode mudar", assinalou o Prelado referindo-se ao projeto legislativo que trabalham os deputados espanhóis.

Em suas declarações, Dom Pérez recordou que os romanos "fizeram coisas que para muitos eram boas e para outros más; a história não vai mudar porque uma lei se torne 'memória''. "Além disso se distorce a história", disse, para acrescentar que "o melhor é procurar leitos onde se esqueça com o perdão e a misericórdia".

"Deus nos ensina, como diz o evangelho, a isto; se o pai ao filho pródigo tivesse aplicado uma lei imisericordioso, não pudesse recebê-lo em sua casa. Procuremos mais o que nos une do que o que nos separa, dizia João XXIII", comentou.

Deste modo disse que "o melhor é que não se leve a cabo tal lei" e exortou a aprender dos anos da transição "que nos ajudou a olhar para diante e não para trás". "Voltar o olhar para trás é inútil e não convém", acrescentou.

Por isso, finalmente, qualificou de "lei desnecessária" porque "pode abrir feridas que o tempo foi curando e isto é o que terá que procurar: fechar definitivamente as feridas".