A Liga Católica norte-americana, que preside Bill Donohue, advertiu aos fieis sobre a mensagem atéia e anti cristão do próximo filme The Golden Compass (A Bússola de Ouro).

A produção de New Line Cinema e Scholastic Entertainment, protagonizada por Nicole Kidman, Daniel Craig e Eva Green, e que estréia nos Estados Unidos em 7 de dezembro, consiste em uma fantasia infantil de uma menina que, ao tratar de salvar uma amiga, termina salvando ao mundo.

Donahue, entretanto, adverte que o filme é a filmagem do primeiro livro de uma trilogia escrita pelo ateu militante britânico Philip Pullman.

"A trilogia foi deliberadamente escrita para promover o ateísmo e denegrir o cristianismo, especialmente o catolicismo", adverte o Presidente da Liga Católica.

"A audiência a qual aponta o filme é de crianças e adolescentes e cada livro é progressivamente mais agressivo em seu denegação do cristianismo e a promoção do ateísmo: o segundo livro "The Subtle Knife", é mais explícito que "The Golden Compass"; e "The Amber Spyglass", é o mais descarado assalto às sensibilidades cristãs dos três volumes".

Donahue é cortante: "Ateísmo para crianças. Isso é o que Philip Pullman vende. Ele tem a esperança de que The Golden Compass atraia os pais a comprar a trilogia como um presente de Natal. Nossa esperança é que o filme fracasse na bilheteria e que seus livros atraiam muito poucos compradores".

O Presidente da Liga Católica assinalou que "estamos fazendo mais que apenas esperar: estamos iniciando uma campanha nacional para protestar contra o filme, e para este propósito preparamos o folheto ‘The Golden Compass: uma agenda desmascarada’".

Donahue assinala que o filme se apóia no menos ofensivo dos livros e que os produtores diluíram as partes mais ofensivas da obra; mas explica que "o protesto a realizamos porque segue sendo um fato de que o filme é uma isca de peixe para os livros".

"Estamos portanto combatendo uma campanha furtiva e enganosa de parte dos produtores do filme. Nosso objetivo é educar os cristãos para que saibam exatamente qual é a perniciosa agenda do filme", conclui Donahue.