O subsecretário de Direitos humanos de Buenos Aires, Guillermo Guerin, atacou ao Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, e o "acusou" de cometer "malversação ideológica" por ter denunciado uma cultura que promove o aborto e condenação aos anciões a uma "eutanásia encoberta".

"O diagnóstico que realiza a Igreja em relação aos problemas sociais é correto, mas mesclar isso com o aborto e a eutanásia é, pelo menos, um claro exemplo de malversação ideológica", disse um deslocado Guerin, quem segundo fontes do Governo realizou estas declarações "a título pessoal".

Guerin também agrediu ao Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, quem disse com razão que o Ministro da Saúde da Nação, Ginés González García, é "um conhecido propulsor da cultura da morte", e seu par portenho, Claudio Mate, "quem autorizou a praticar abortos mediante um insólito ato administrativo".

"Na Argentina há eutanásia encoberta. As obras sociais pagam até certo limite, se aprovam, ‘morra, total é velho’. Hoje se descarta os velhos quando, em realidade, são a sede da sabedoria do povo", havia dito o Cardeal; enquanto que Dom Aguer tinha qualificado de propulsor da morte ao ministro González por sua conhecida posição favorável ao assassinato de crianças no ventre de suas mães e, recentemente, ter avalizado o aborto que praticaram a uma jovem portadora de necessidades especiais em Entre Rios.