Uma organização pró-vida pôs a disposição dos usuários do portal YouTube.com um vídeo que prova como as clínicas abortistas da rede Planned Parenthood Federation (PPF) violam as leis americanas ao oferecer abortos para menores de idade e não reportam à polícia casos potenciais de abuso sexual.

No ano 2002, Life Dynamics Inc. empreendeu uma investigação sobre o trabalho das clínicas abortistas. Uma investigadora ligou para 906 clínicas da PPF em todo o país, apresentando-se como uma adolescente de 13 anos de idade grávida de um suposto noivo de 22 anos. Gravou todas as conversas.

Na maioria de estados norte-americanos é proibido que as menores de 14 anos de idade recebam anticoncepcionais, submetam-se a testes de gravidez e abortos sem o consentimento de seus pais; e as clínicas abortistas são obrigadas por lei a reportar casos nos quais se suspeite de abuso sexual. Entretanto, isto seria letra morta para a PPF.

Em 91% das clínicas investigadas, tratou-se de encobrir o suposto abuso. Os "conselheiros" abortistas ofereceram a menor submetê-la a um aborto e disseram que ninguém se inteiraria do ocorrido, nem seus pais, nem a polícia. Inclusive, alguns sugerem apresentar-se na clínica em companhia de qualquer adulto que pretenda ser seu pai.

"Ninguém tem que saber de sua relação. Pode realizar um teste de gravidez sem mostrar seu documento de identidade. Não queremos saber dele (o noivo) porque tecnicamente teríamos que reportá-lo à polícia", escuta-se em uma das centenas de gravações.

As mensagens são todas parecidas e em alguns se escuta "conselheiros" violando a lei impunemente. "Você poderia ter 10 anos e vir e se submeter a um teste de gravidez e ninguém o tem que dizer a ninguém", sustenta um representante do PPF.

Nos diálogos, a maioria dos empregados oferece "confidencialidade" à menina, pedem-lhe aproximar-se da clínica com a confiança de saber que ninguém contará o ocorrido a seus pais e só aconselham a não mencionar a idade de seu noivo no local abortista.

Para ver o vídeo em inglês, visite http://www.youtube.com/watch?v=SlmbcbqrK5Y&mode=related&search=