O site do Ministério de Educação da Espanha oferece a pais e professores uma Guia de Recursos para "Educar em Valores" que recomenda a leitura na escola do gibi pornográfico "Alí Baba e os 40 bichas" de Nazario, o catálogo fotográfico Safer Sexy, um "guia gay com artísticas fotografias sobre sexo seguro", e o vídeo "Guia gay para o sexo seguro".

Conforme informa o diário Liberdade Digital, o Guia para professores da polêmica disciplina Educação para a Cidadania (EpC) orienta "sobre como educar no gozo da homossexualidade", "aceita a eutanásia ou que, no tema da paz, compara o 'possível engano' da Transição espanhola com as leis de ponto final das 'perdoadas ditaduras' da América Latina".

Entre os temas mais relevantes do guia didático oficial estão "Educação para a Paz –sobre o pacifismo–, A eutanásia, sim ou não? –sobre 'o direito a morrer dignamente'–, Somos iguais, somos diferentes –sobre a homossexualidade e o multiculturalismo–, Viaje à esperança –sobre a imigração– ou Educação para o Ócio".

Entre os recursos oferecidos pelo governo socialista se encontra a leitura em classe com os menores de Alí Baba e os 40 bichas", que o Guia apresenta como "um divertido gibi com as diferentes peripécias da vida cotidiana que acontecem aos inquilinos de uma casa, em sua maioria gays, na Barcelona atual. Uma das melhores obra do famoso desenhista" Nazario.

No capítulo da homossexualidade, o Ministério sugere o uso de um guia didático do Comitê Espanhol da Campanha Européia da Juventude contra o Racismo, a Xenofobia, o Anti-semitismo e a Intolerância e aconselha a pais e professores ver junto às crianças documentários como "Guia gay para o sexo seguro", de produção britânica, ou "Homossexualidade: A liberdade de amar", da Televisão Espanhola (TVE).

Em Educação para a paz, dedicado ao pacifismo, o Ministério afirma que "a única paz possível sempre surge quando não há vencedores nem vencidos" e que "as relações humanas gozosas" só podem dar-se em condições de igualdade, justiça social, liberdade e respeito à diversidade, condicione para "compartilhar um mundo mais divertido, mais heterogêneo e menos uniformizado ou chato".

Eu não fui, foi…

Sobre a presença deste guia em seu próprio site, o Ministério dirigido por Mercedes Cabrera emitiu nesta terça-feira uma nota em que assegura que o polêmico recurso está publicado "pelo menos desde março de 2001", quer dizer, por decisão da anterior Administração educativa do opositor Partido Popular.

Embora em seu comunicado, o Ministério afirme que o guia "nada tem que ver com a disciplina Educação para a Cidadania e os Direitos humanos", Liberdade Digital destaca que "o fato é que os conteúdos de Educar em Valores se correspondem ponto por ponto com os do EpC".