Vassula Ryden é uma suposta vidente que recebe "revelações privadas" diretamente de Cristo

Quem as inspiraria mediante a escritura, conforme assinalam seus seguidores. A Congregação para a doutrina da Fé da Santa Sé publicou dois comunicados onde faz objeção à credibilidade destas "revelações".

Seus seguidores, entretanto, seguem promovendo suas visitas a vários países da América Latina.

O seguinte texto é composto por algumas observações objetivas de uma católica argentina sobre Vassula

por Mónica de López Roda

 

Vassula Ryden nasceu no Egito em 18 de janeiro de 1942, sendo educada na religião grega ortodoxa. Em 1966 se casou com um estudante que ingressou em seguida às Nações Unidas e com o qual teve dois filhos homens.

O trabalho do marido levou a família a residir, durante quase 20 anos, em países da África e Ásia. Durante anos esta bem-sucedida mulher se dedicou a uma intensa vida social acreditando em Deus mas sem praticar sua religião. Até que em novembro de 1985 tudo mudou, enquanto que fazia a lista de compras, por meio da escritura lhe manifestou seu Anjo da guarda, quem durante três meses foi preparando para seu encontro com Deus.

Ao cabo desse tempo, Deus Pai lhe manifestou em primeiro lugar e em seguida Deus Filho, com mensagens reunidas em vários volumes intitulados "A verdadeira vida em Deus".

Vassula recebe as mensagens em inglês escritos por Nosso Senhor Jesus Cristo. Os textos publicados em inglês reproduzem as mensagens na caligrafia original. As traduções a outros idiomas se imprimem com tipografia de imprensa embora incluam uma página de exemplo, da letra de Jesus.

Essencialmente a missão encomendada a Vassula seria a reunificação das Igrejas cristãs: católica, ortodoxa e protestante não de uma maneira hierárquica, mas bem espiritual, pelo qual viaja por distintos países, sendo conhecida como a "mensageira internacional do ecumenismo".

Até aqui os fatos conforme figuram tanto na contracapa do livro "A verdadeira vida em Deus", como no folheto com subtítulo "Mensagens urgentes dadas pelo Senhor a Vassula", com o qual divulgou o tema na Argentina e também na folha com a que se difundiu sua apresentação na Catedral Armênia Católica Nossa Senhora de Narek, em 18 de dezembro de 1994, e que voltou a visitar no domingo, 15 de outubro de 1995.

Outras conferências ditadas por Vassula Ryden na Argentina, aconteceram no Colégio Nossa Senhora do Horto, em San Miguel de Tucumán, em 13 de outubro de 1995; e no Hotel Provincial, em Mar del Plata, em 14 de outubro de 1995.

Agora bem, o fenômeno Vassula -mundialmente estendido-, deu pé a uma questão que essencialmente se tratava de uma verdadeira revelação privada de caráter sobrenatural ou era uma falsificação enganosa?

Essa foi a pergunta que dividiu as águas. Seu livro é prefaciado pelo padre René Laurentin, mariólogo de fama internacional. Seu diretor espiritual é o padre Michael O'Carrol de Dublin, teólogo missionário do Espírito Santo e membro da Pontifícia Academia Mariana, que escreveu três livros sobre ela:

1. Vassula, Da paixão do Sagrado Coração de Jesus.

2. Vassula, medianeira dos cristãos divididos.

3. Vassula, apóstolo da Santíssima Trindade.

Também diz que "ela sofreu a paixão de Jesus e, em muitas ocasiões, sua cara se parece com a de Jesus".

Anteriormente seu assessor espiritual foi o Padre James Fannan, professor de filosofia que também escreve a introdução de seu primeiro volume.

Conta também com o beneplácito de muitíssimos sacerdotes e laicos católicos.

Por outro lado foi totalmente desqualificada pelo Padre Francois Dermine, dominicano canadense, membro do GRIS (Gruppo di Recerca e di Informazioni sulle Sette) e professor de Estudo Teológico da Itália, e pela canadense Marie-France James, católica especialista em esotero-ocultismo, investigadora da Faculdade de Teologia da Universidade de Montreal, quem considera que Vassula é um caso típico de "escritura automática" e que a eventual aparência de piedade ou a ortodoxia de seus textos, não é suficiente para legitimar uma prática espírita.

Em um vídeo feito no México durante sua apresentação no Centro Franciscano de Oração, em 11 de janeiro de 1992, ela mesma relata o fenômeno desta maneira:

"Senti uma espécie de ligeira vibração junto a mim quando estava preparando minha lista de compras. Tive essa sensação como se eu me sentisse atraída para o papel; minha mão se converteu em um ímã, e assim como um pequeno ímã é atraído por outro major e se adere, minha mão foi atraída para o papel. Sentia a mão pesada como chumbo. Não podia levantá-la... e então minha mão começou a escrever. Primeiro desenhou um coração e uma rosa, e em seguida, as palavras: eu sou seu anjo guardião. Meu nome é Daniel".

Por sua vez, o padre Christian Curty O.F.M., em um artigo publicado na revista francesa Stella Maris de julho/agosto de 1994, afirma que a experiência espiritual de Vassula não tem nada que ver com o fenômeno de escritura automática, inclusive fez uma análise grafológica de sua escritura.

E ainda a mesma Vassula, em seu diálogo com o abade René Laurentin, diz-lhe:

"Jesus me disse e demonstrou que esta escritura não é uma escritura automática como supõem certas pessoas"

(Pág. IV de 'A Verdadeira vida em Deus').

Quanto ao outro ponto pelo qual Vassula é severamente questionada, tem a ver com sua situação matrimonial. Curiosamente na resenha sobre os acontecimentos de sua vida, há uma lacuna que chama a atenção, já que tampouco é mencionada nem por seu diretor espiritual nem por ela mesma no relato de seus dados biográficos durante as apresentações em que dá testemunho sobre seu suposto carisma.

Este fato é o seguinte: em 1966 se casa pela Igreja Ortodoxa, união da qual nascem dois filhos. Em 1980 se divorcia e 6 meses mais tarde, em 13 de julho de 1981 se casa com o Per Ryden, luterano sueco que é seu atual marido. É nesta situação quando começam as manifestações.

Para alguns a situação matrimonial seria impecável aos olhos de Deus, para outros a Igreja Ortodoxa permitindo o divórcio e um segundo matrimônio vai diretamente contra o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo pelo qual seria impossível ser uma autêntica porta-voz enquanto viva uma relação que carece da bênção de Deus.

Para a Igreja Católica Apostólica Romana é válido seu primeiro matrimônio, por isso a menos que este tivesse sido anulado, sua situação seria irregular.

Cabe destacar que segundo alguns investigadores do caso, as controvérsias apaixonadas que desatou este fenômeno, tanto no setor que lhe outorga selo de autenticidade, como no que assina sua falsidade, fazem pôr em dúvida sua missão de unir aos irmãos separados, já que os mesmos irmãos unidos sob o cetro de Pedro, estão-se separando pelo "fenômeno Vassula".

Consulta efetuada à Igreja Ortodoxa Grega, Patriarcado de Constantinopla

Em 19 de setembro de 1995, houve uma consulta telefônica à Igreja Ortodoxa Grega, Patriarcado de Constantinopla, cujo representante é Dom Gennadios Chrysoulakys, sendo derivados a nos comunicar com o Padre Demóstenes.

Em comunicação com o Pe. Demóstenes, manifestou não conhecer Vassula Ryden, esclarecendo que a Igreja Ortodoxa Grega "não tem nenhum reconhecimento ante estes fenômenos" e "não reconhece nenhuma voz que não seja da hierarquia eclesiástica estabelecida". Também adicionou que "se esta senhora tiver algo que dizer, que fale através da hierarquia".

Notificações da Hierarquia Eclesiástica

 

Em 6 de outubro de 1995, a Congregação para a Doutrina da Fé, da Santa Sé, divulgou uma 'notificação' referente à Vassula Ryden, em razão de uma série de consultas efetuadas por bispos, sacerdotes, religiosas e laicos. Em tal notificação além de destacar o caráter suspeito das modalidades com que se produzem essas supostas revelações e destacar alguns enganos doutrinais contidos nelas, convida-se a não considerar sobrenaturais os escritos e as intervenções da senhora Vassula Ryden e solicita a intervenção dos bispos para que informem de maneira adequada a seus fiéis e não se conceda espaço no âmbito de sua respectivas diocese, à difusão de suas idéias.

Em novembro de 1995, o Boletim Eclesiástico da Arquidiocese de Buenos Aires, cumprindo com as orientações da Santa Sé, publica um comunicado sobre o caso apoiado em um relatório efetuado pela Fundação S.P.E.S.

Em dezembro de 1996 aparece outro comunicado da Congregação para a Doutrina da Fé onde esclarece que tendo chegado às mesmas distintas perguntas relativas ao valor e à autoridade da Notificação da mesma Congregação, dita Notificação dirigida aos Pastores e aos fiéis da Igreja Católica mantém todo seu vigor.

O caso Vassula na atualidade

 

Não obstante a Notificação em vigor, a Sra. Vassula Ryden deu uma conferência na Argentina em 5 de agosto de 1998, organizada pelo Centro de Estudos San Miguel Arcanjo (seus seguidores), sede de um templo pentecostal que lhes alugou o salão para a chamada convocatória ecumênica.

Ao dia seguinte o mesmo centro convocou para uma reunião especial para sacerdotes no Salão Ricchieri do Circulo Militar, onde a Sra. Vassula Ryden testemunharia sobre "A Verdadeira Vida em Deus".

É interessante destacar a publicação da carta apostólica "Ad Tuendam Fidem" ("Para defender a fé") onde foram acrescentadas normas ao Código de Direito Canônico que levam a reluzir a candente discussão sobre a fé da Igreja em uma sociedade onde impera o relativismo. O documento está concebido para que não se manipule a fé do povo de Deus com ensinamentos que não são coerentes com a doutrina da fé, e está dirigido, em primeiro lugar, a quem tem o compromisso de comunicar e ensinar os conteúdos da fé: bispos , teólogos e pessoas que desempenham cargos de responsabilidade na Igreja. No documento se detalha as três fórmulas particulares da profissão de fé ao assumir seu cargo.

A terceira proposição, a "Professio fidei" afirma: "Adiro ainda, com religioso obséquio da vontade e da inteligência, aos ensinamentos que o Romano Pontífice ou o Colégio Episcopal propõem quando exercem o Magistério autêntico, ainda que não entendam proclamá-los com um ato definitivo".

"Neste parágrafo incluem-se todos aqueles ensinamentos — em matéria de fé ou moral — apresentados como verdadeiros ou, ao menos, como seguros, embora não tenham sido definidos com um juízo solene nem propostos como definitivos pelo Magistério ordinário e universal . A proposição contrária a tais doutrinas pode qualificar-se, respectivamente, de errônea ou, tratando-se de ensinamentos de caráter prudencial, de temerária ou perigosa e, por conseguinte, «tuto doceri non potest».

Acredito que isto se ajusta perfeitamente ao tema Vassula Ryden, quando seus simpatizantes e adeptos falam de desnaturalização das mensagens, Notificação absurda, enganos da Congregação ou convite a ler "A verdadeira vida em Deus" em aberto desafio e desobediência ao Magistério da Igreja.

 


Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.